A artrose, também conhecida como osteoartrose (ou osteoarthritis na literatura anglo-saxónica), é uma alteração degenerativa que afeta as articulações, causando a degradação progressiva da cartilagem que reveste as extremidades dos ossos. No joelho, a artrose pode levar a dor intensa, rigidez, inchaço e limitação dos movimentos, impactando significativamente na qualidade de vida do paciente.
Quando a cartilagem se desgasta, os ossos começam a friccionar diretamente uns contra os outros, provocando dor e inflamação. Esta condição pode resultar de fatores como o envelhecimento, lesões prévias, sobrecarga das articulações, predisposição genética e outras doenças articulares.
A artroplastia do joelho, também conhecida como substituição do joelho ou prótese do joelho, é uma solução cirúrgica eficaz para os casos graves de artrose que não respondem a tratamentos conservadores. É frequentemente recomendada para pacientes que sofrem de artrose avançada (desgaste da cartilagem), doenças inflamatórias como a artrite reumatóide, alterações pós traumáticas ou outras condições que causam dor crónica e limitação funcional no joelho. A artroplastia do joelho pode ajudar a melhorar significativamente a qualidade de vida nestas situações, reduzindo a dor, aumentando a mobilidade e permitindo a retoma das atividades do dia-a-dia.
Este procedimento envolve a substituição das superfícies articulares danificadas por próteses artificiais, permitindo alívio da dor e restabelecimento da função articular.
Durante a cirurgia, o cirurgião ortopédico remove a cartilagem danificada e as porções de ossos desgastados do fémur e da tíbia. Em seguida, os componentes protésicos são fixados nas extremidades ósseas, proporcionando uma nova superfície articular lisa e funcional. Dependendo das necessidades individuais do paciente, a patela (ou rótula) também pode ser substituída por um componente protésico.
A substituição protésica do joelho pode ser total ou parcial (frequentemente denominada de artroplastia unicompartimental).
Artroplastia total do joelho é uma solução mais abrangente, envolvendo a substituição de todas as superfícies articulares do joelho (fémur, tíbia e patela) por componentes protésicos, normalmente indicada para pacientes com artrose avançada e com afeção global da articulação do joelho.
Já a artroplastia unicompartimental do joelho, traduz-se na substituição parcial da articulação, quando a artrose se limita a apenas um compartimento do joelho (interno, externo ou anterior), preservando a restante articulação; por ser limitada apenas a uma parte da articulação, é possível obter uma recuperação mais rápida e manter uma sensação mais natural na mobilidade da articulação.
Após a cirurgia, é comum que os pacientes passem por um período de reabilitação, que pode incluir fisioterapia e exercícios específicos para fortalecer os músculos em torno do joelho e melhorar a amplitude de movimento. Com os cuidados adequados e seguindo as orientações do médico e da equipa de reabilitação, é possível recuperar uma vida ativa e sem dor após a artroplastia do joelho.
É importante salientar que a decisão de se submeter a uma artroplastia do joelho deve ser tomada em conjunto com o cirurgião ortopédico, após uma avaliação cuidadosa dos seus, sintomas e historial médico. Cada caso é único, e é fundamental discutir os potenciais benefícios, riscos, e expectativas em relação ao procedimento, para tomar uma decisão informada.
Como especialista em Ortopedia do joelho, o Dr. Samir Karmali está dedicado a fornecer informações precisas e apoio aos seus pacientes em todas as fases do processo, desde a avaliação inicial até o acompanhamento pós-operatório. Se estiver a considerar uma artroplastia do joelho ou quiser saber mais sobre esta intervenção, não hesite em entrar em contacto para agendar uma consulta.
Faça a sua consulta online de forma rápida e cómoda através do nosso site ou contactos disponíveis.