A patela, também conhecida como rótula, é um osso localizado na frente do joelho, sendo a sua principal função permitir uma otimização da força gerada no quadricípite para a extensão da perna.
A luxação femoro-patelar ocorre quando a rótula se desloca de forma anormal para fora, perdendo o alinhamento adequado com o fémur. Este tipo de lesão pode ser causado por traumatismos diretos, quedas ou movimentos bruscos.
Quando ocorre uma luxação patelo-femoral, é importante procurar assistência médica imediatamente. É aconselhável manter o joelho imobilizado e aplicar gelo na área afetada para reduzir o inchaço e a dor. Evitar mover o joelho e não tentar recolocar os ossos deslocados são medidas importantes para prevenir danos adicionais.
A cirurgia é geralmente recomendada em casos de lesões graves, como luxações acompanhadas de fraturas ósseas, luxações recorrentes ou instabilidades crónicas. O objetivo do procedimento cirúrgico é permitir o realinhamento da rótula com o fémur, permitindo a mobilidade harmoniosa e sem desconforto. A cirurgia pode envolver a fixação de fragmentos ósseos ou a reparação de ligamentos rompidos (nos casos de luxação aguda) ou a reconstrução de estruturas danificadas e realinhamento ósseo, se necessário, no caso das instabilidades crónicas. A decisão de realizar uma cirurgia deve ser feita em consulta com um ortopedista especializado, que irá avaliar a gravidade da lesão e as necessidades individuais de cada paciente.
Faça a sua consulta online de forma rápida e cómoda através do nosso site ou contactos disponíveis.